A nota de devolução de venda anula, total ou parcialmente, uma operação de saída de mercadoria.
Por exemplo: Quando o cliente devolve o produto.
Primeiramente deverá emitir um pedido de devolução ao seu cliente, para assim gerar o crédito e também ajustar o seu estoque.
Caso ainda não tenha emitido: Clique aqui para ver como Como Lançar um Pedido de Devolução.
Ao gerar o pedido de devolução, acesse Consultas> Pedidos:
Localize o pedido de devolução feito ao cliente e clique na Lupa para visualiza-lo:
Clique no botão “NF”:
A nota deve ser de “Entrada”, a Finalidade como “Devolução de mercadoria” e o CFOP deve ser de devolução (consulte com a sua contabilidade qual CFOP deverá utilizar):
Caso ainda não tenha a CFOP cadastrada, acesse: Cadastrar CFOP de devolução de venda.
Clique na aba “Totais”, perceba que a condição de pagamento está desabilitada neste caso:
Como o crédito ao cliente foi gerado pelo pedido, a NF de devolução não necessita lançamento de faturas.
Clique no botão “Transmitir” para emitir sua NFe:
Nota Fiscal de Devolução de venda transmitida com sucesso!