Uma nota fiscal complementar serve para suplementar informações e valores de impostos como ICMS, quando ele foi declarado com valor menor ao real na nota emitida. Ou seja, se juntarmos a primeira nota emitida com a nota complementar, como resultado, teremos o valor total correto dos impostos da operação.
ATENÇÃO! A CFOP que será utilizada, valores e % de impostos precisa verificar com sua contabilidade antes de emitir!
Para iniciar a nota, acesse Lançamentos> Nota Fiscal:
Selecione o cliente, altere a Finalidade para NF-e complementar e verifique qual CFOP que será utilizado:
No sistema, precisa ter um produto com o nome de Crédito de ICMS, caso ainda não tenha cadastro, para incluir dê duplo clique no campo para abrir a tela e realizar o cadastro:
Na tela do cadastro, coloque a descrição, adicione em algum Grupo existente e deixe o NCM com 9999999, salve o item e retorne para nota. Uma vez que for cadastrado já vai estar salvo no sistema para adicionar nas próximas notas!
Ao retornar na tela da nota fiscal, (caso tenha cadastrado o item pela nota fiscal, clique em F5 no seu teclado para atualizar a informação do cadastro e o item aparecer para incluir na nota). Adicione o item de Crédito de ICMS, verifique a CFOP, coloque a quantidade e o valor:
Caso precise adicionar impostos, clique em Editar, altere o CST para 90 para habilitar o campo dos impostos e adicione os valores nos campos
ATENÇÃO! Lembrado que impostos precisa verificar com sua contabilidade antes de adicionar na nota
Ao retornar na tela da nota, clique em Transmitir para Autorizar:
Ao Transmitir, a nota altera de Digitada para Autorizada!
Nota Fiscal autorizada com sucesso!