O sistema possui uma apresentação completa para ordem de serviço, que auxilia no controle de serviços de assistência técnica, consertos e outros.
Para lançar uma ordem de serviço, acesse Lançamentos> Ordem de Serviço.
As etapas da Ordem de Serviço são:
Orçamento: Status inicial da ordem, montagem de proposta de serviço a ser realizado. Neste status não gera consumo de estoques de materiais nem a geração de receitas.
Fechada: status de aceitação e encaminhamento para atendimento da ordem.
Não Aprovada: status que indica que o cliente não aprovou a realização da Ordem.
Faturada: Emissão de documentos fiscais e fatura. Neste status a ordem é encaminhada para cobrança e entrega ao cliente.
Ao selecionar o cliente, vendedor e condição de pagamento o sistema já cria um número de O.S.:
A partir deste momento, caso você feche a tela, a O.S. já ficará salva e caso seja necessário, poderá continuar seu preenchimento posteriormente. Bastará acessá-la pela *Consulta >> Ordem de Serviço (Consulte Manual específico desta tela) ou usando o Localizar na parte inferior:
Em tipo: Selecione o tipo de Ordem de Serviço:
Essa tela é a mesma, que pode ser acessada diretamente pelo menu: Cadastros >> Tipos de O.S.
No tipo de O.S. você já define qual Conta do Plano de contas será utilizada nos lançamentos financeiros, bem como se esse tipo indica/permite Garantia.
A “Flag” Garantia, indicará se a Ordem de Serviço se refere ou não há um atendimento de Garantia, e se marcada não irá gerar valores a receber.
Nº Doc: permite o cadastro de um Documento referente a ordem.
Data Entrega: Dia programado para entrega desta Ordem de Serviço.
Condição de Pagamento: condição que serão gerados os títulos no caixa para controle de receita e a conta do caixa que será utilizada para o recebimento.
Aba Observações: Pode ser inseridas informações, detalhes de melhor momento de contatar o cliente, caso tenha sido indicado por algum outro detalhe necessário.
Na Área de Produto:
Serão listados todos os equipamentos, ou o que será encaminhado para atendimento (Equipamentos ou Veículos), este campo não requer cadastro prévio de produto, pois são campos livres para preenchimento conforme demanda.
Durante a digitação da Ordem de Serviço, os Produtos e componentes podem ser excluídos, porém após Fechar ou Faturar, não será possível realizar a exclusão sem retroceder a ordem para Orçamento.
Ao optar por gerar Garantia, sistema solicita o preenchimento da Ficha de Garantia:
Os botões representam as seguintes funções: