Para bloquear ou ativar o cadastro de um contato, acesse Consultas> Clientes/ Fornecedores:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/10/consultas-clientes.gif)
Em “Todos” visualizará bloqueados e ativos! Em “Bloq” apenas os contatos bloqueados e em “Normal” apenas os ativos:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/10/clientes-bloqueadoseativos-1.gif)
Para bloquear ou ativar, basta localizar o contato desejado e clicar na lupa para abri-lo:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/10/cliente-lupa-2.gif)
Marque o checkbox “Bloqueado” para bloquear ou desmarque-o para ativa-lo:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/10/cliente-bloquear-ativar.gif)
Clique em “Sim” para salvar:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/10/salvarsim.gif)
Contato bloqueado ou ativado com sucesso!