Rejeição:
778 – Informado NCM inexistente.
Causa:
Essa rejeição ocorre quando o NCM de algum dos itens da nota não existe na base de dados do SEFAZ, ou está inexistente nesse momento.
Como Resolver na Prática:
Na digitação da NF-e, digite o NCM correto:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/06/ncm-nf.gif)
Consulte a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC para confirmar a existência do Código NCM informado.
Verifique com sua contabilidade em caso de dúvidas quanto ao código correto.
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/04/transmitir-nf.gif)
NF-e emitida com sucesso!
Altere também no cadastro do produto!
Para assim evitar rejeições futuras…
No cadastro do item, digite o NCM correto:
![](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/06/ncm-item.gif)
![Carol Henckel](https://sisop.com.br/wp-content/uploads/2022/01/foto-carol.png)
Carol Henckel
Analista ERP | Pós-Graduação em Marketing de Serviços e Relações.