Pular para o conteúdo

Lançar Ordem de Serviço

    O sistema possui uma apresentação completa para ordem de serviço, que auxilia no controle de serviços de assistência técnica, consertos e outros.

    Por padrão as funcionalidades de ordem de serviços não vem liberadas para todos os clientes, apenas aos que ativam para fazer uso da mesma.

    Para Habilitar o uso das Ordens de Serviço, acesse o menu: Utilitários > Parâmetros:

    Realize a marcação do checkbox “O.S”:

    Com isso habilitará o Botão “O.S.” onde estão os parâmetros de funcionamento. Acesse-o para configurá-lo.

    Layout 1 via: Via impressa simplificada.

    Carro – Utiliza informações de veículo: serve para clientes que atendem a área automotiva e habilitará a digitação de placas e dados do veículo na ordem, bem como a localização da ordem pesquisando pela placa do veículo.

    Dias Retirada: Sistema já calcula a data que será entregue a O.S. caso esteja zerada listará a data atual, permitindo ao usuário determinar.

    Condição de Pagamento: pode ser definida uma condição de pagamento padrão para que seja preenchida automaticamente em todas as ordens.

    Mensagem: Permite configurar uma mensagem padrão/instrução ou regra de procedimento da empresa, retiradas e pagamentos por exemplos. O texto inserido neste campo será automaticamente impresso nas ordens de serviço.

    Para lançar uma Ordem de Serviço, acesse Lançamentos> Ordem de Serviço.

    As etapas da Ordem de Serviço são:

    Orçamento: Status inicial da ordem, montagem de proposta de serviço a ser realizado. Neste status não gera consumo de estoques de materiais nem a geração de receitas.

    Fechada: status de aceitação e encaminhamento para atendimento da ordem.

    Não Aprovada: status que indica que o cliente não aprovou a realização da Ordem.

    Faturada: Emissão de documentos fiscais e fatura. Neste status a ordem é encaminhada para cobrança e entrega ao cliente.

    Ao selecionar o cliente, vendedor e condição de pagamento o sistema já cria um número de O.S.:

    A partir deste momento, caso você feche a tela, a O.S. já ficará salva e caso seja necessário, poderá continuar seu preenchimento posteriormente. Bastará acessá-la pela *Consulta >> Ordem de Serviço (Consulte Manual específico desta tela) ou usando o Localizar na parte inferior:

    Em tipo: Selecione o tipo de Ordem de Serviço:

    Essa tela é a mesma, que pode ser acessada diretamente pelo menu: Cadastros >> Tipos de O.S.
    No tipo de O.S. você já define qual Conta do Plano de contas será utilizada nos lançamentos financeiros, bem como se esse tipo indica/permite Garantia.
    A “Flag” Garantia, indicará se a Ordem de Serviço se refere ou não há um atendimento de Garantia, e se marcada não irá gerar valores a receber.
    Nº Doc: permite o cadastro de um Documento referente a ordem.
    Data Entrega: Dia programado para entrega desta Ordem de Serviço.
    Condição de Pagamento: condição que serão gerados os títulos no caixa para controle de receita e a conta do caixa que será utilizada para o recebimento.
    Aba Observações: Pode ser inseridas informações, detalhes de melhor momento de contatar o cliente, caso tenha sido indicado por algum outro detalhe necessário.

    Na Área de Produto:

    Serão listados todos os equipamentos, ou o que será encaminhado para atendimento (Equipamentos ou Veículos), este campo não requer cadastro prévio de produto, pois são campos livres para preenchimento conforme demanda.
    Durante a digitação da Ordem de Serviço, os Produtos e componentes podem ser excluídos, porém após Fechar ou Faturar, não será possível realizar a exclusão sem retroceder a ordem para Orçamento.

     

    Ao optar por gerar Garantia, sistema solicita o preenchimento da Ficha de Garantia:

    Os botões representam as seguintes funções:

    Toque para Classificar!